O Masterbatch Antiestático consiste numa mistura concentrada de pigmentos e / ou aditivos encapsulados fabricados através de um processo de aquecimento de uma resina transportadora (carrier), sendo posteriormente arrefecida e cortada de forma granular. Assim, o masterbatch permite ao transformador colorir e conferir características ao polímero natural de forma económica no processo de transformação de plásticos.
O carrier do masterbatch deve ser idêntico/compatível com o polímero. Por exemplo, o EVA ou LDPE é um carrier compativél com poliolefinas e nylon, assim como o poliestireno com ABS, SAN e, por vezes, policarbonatos.
Nesse sentido, quando o carrier do masterbatch é incompatível com a matéria prima, poderão ocorrer alterações nas propriedades do material transformado.O transformador deve especificar as características da matéria-prima. A percentagem de utilização dos masterbatches em relação à matéria prima centra-se entre 1 a 5 %. Masterbatches, de cor e aditivo(s), poderão ser combinados.
Por vezes, ocorrem efeitos adversos tais como a separação do masterbatch da matéria prima na tremonha da máquina.
O masterbatch, sólido ou liquido, é adicionado directamente ao fuso da máquina através de uma bomba peristáltica.
O recurso a masterbatches líquidos permite, adiconalmente, obter dosagens altamente precisas a par de rápidas mudanças de cor entre produções.
Os masterbatches são compativeis com a maioria dos processos, com excepção da moldagem rotacional, plastisol e outros sistemas de resina líquida.
O atrito entre dois materiais geram normalmente cargas electrostáticas. Consequentemente, a carga estática perturba a continuidade de muitos processos, por exemplo, dificulta a abertura da película tubular durante os processos de embalagem. Assim, muitas vezes a carga estática é um fator limitante para uma maior velocidade nesses processos. Para além disso, uma carga estática reduzida evita a acumulação de pó nos produtos embalados.
Os aditivos anti-estáticos internos incorporam-se na matriz polimérica. A incompatibilidade controlada provoca uma migração para a superfície. Lá, forma-se uma camada polar que absorve a água da atmosfera. Esta camada é capaz de conduzir/dissipar as cargas (maior condutividade/menor resistência e menor tempo de queda da carga).
Em suma, o importante aqui é criar uma incompatibilidade equilibrada para controlar a migração: uma incompatibilidade muito alta dá um baixo desempenho anti-estático, uma incompatibilidade muito alta provoca uma superfície gordurosa.
Uma alternativa é a adição de cargas condutoras, como o negro de fumo. Tal cria um caminho condutor na matriz. Neste contexto não se utilizam Aditivos migratórios. As propriedades anti-estáticas estáveis no tempo.