Aditivo | Antifog

Aditivo | AntifogMasterbatch Cor

Masterbatches Antifog

 

 

 

Os Masterbatches Antifog consistem numa mistura concentrada de pigmentos e / ou aditivos encapsulados fabricados através de um processo de aquecimento de uma resina transportadora (carrier), sendo posteriormente arrefecida e cortada de forma granular. Assim, o masterbatch permite ao transformador colorir e conferir características ao polímero natural de forma económica no processo de transformação de plásticos.

 

 

Vantagens Técnicas | Tempo de Vida Útil

 

  • Afasta problemas de aglomeração de aditivos ou corantes bem como problemas de dispersão.
  • Não contêm solventes e, desse modo, tem um tempo de vida útil mais longo.
  • Contém, em média, 40-65% de aditivo, no entanto, o intervalo pode atingir valores entre 15-80% em casos extremos.
  • Por exemplo, saco de 25 kg processa até uma tonelada de matéria prima. Assim, a natureza relativamente diluída dos materbatches permite uma maior precisão na dosagem de pequenas quantidades.

 

 

Carrier e Dosagens

 

O carrier do masterbatches deve ser idêntico/compatível com polímero. Por exemplo, o EVA ou LDPE é um carrier compativél com poliolefinas e nylon, assim como o poliestireno é usado como carrier para ABSSAN e, por vezes, policarbonatos.

 

Com efeito quando o carrier do masterbatch é incompatível com a matéria prima, poderão ocorrer alterações nas propriedades do material transformado. O transformador deve especificar as características da matéria-prima. A percentagem de utilização dos masterbatches em relação à matéria prima centra-se entre 1 a 5 %. Masterbatches, de cor e aditivo(s), poderão ser combinados.

 

 

Efeitos Adversos

 

  • Por vezes, efeitos adversos o ocorrem tais como a separação do masterbatch da matéria prima na tremonha da máquina.
  • Os masterbatches, sólido ou liquido, é adicionado directamente ao fuso da máquina através de uma bomba peristáltica,
  • O recurso a masterbatches líquidos permite, adiconalmenre, a obtenção de dosagens altamente precisas a par de rápidas mudanças de cor entre produções.

 

 

Masterbatches Antifog | Processos de Transformação

 

Os masterbatches são compativeis com a maioria dos processos, com exepção da moldagem rotacional, plastisol e outros sistemas de resina líquida.

 

 

 

O termo “antifog” refere-se à condensação de vapor de água sobre a superfície de um filme plástico. Como resultado verifica-se a formação de gotículas de água. Em embalagens para alimentos, as gotículas tornam o conteúdo menos visível e podem diminuir a qualidade do produto embalado.

 

Em aplicações agrícolas como estufas, o embaciamento afetará a transmissão de luz, pode provocar queimaduras nas culturas pelo efeito de lente das gotículas, e um gotejamento contínuo de água. As poliolefinas típicas são muito hidrófobas. Em virtude de a água subir à superfície da película esta irá gerar a formação de gotículas (alto ângulo de contato: não molhar ou espalhar a água sobre a superfície).

 

A adição de um aditivo antifog (interno) torna a superfície mais polar. Eles têm uma incompatibilidade controlada com o polímero. Isso causa uma migração para a superfície de uma película de plástico. Lá é responsável por uma camada polar na superfície. Isso aumenta a energia superficial. A diferença entre a energia superficial da superfície plástica e a água reduz, assim, o ângulo de contato. A água espalha-se como uma película fina em vez de formar gotas grossas. As propriedades ópticas permanecem menos afetadas.

 

 

 

Contacte-nos.